sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Passeio na Ria de Alvor



Numa época em que tomámos consciência da necessidade de preservar o meio ambiente, a Ria de Alvor vai ganhando importância e significado crescente, reconhecida como Sítio de Importância Comunitária após ser declarada como Sítio Natura 2000 pela União Europeia.
Este título traduz a qualidade de vida que é possível beneficiar ali, porque é um local não descaracterizado pelo desenvolvimento turístico, com menos barulho, menos poluição, menos doenças, menos stress, mais beleza, maior potencial de um desenvolvimento sustentável e harmonioso, ao contrário da maior parte do Algarve.
A Ria de Alvor, de um lado tem o mar e do outro o estuário do Rio de Arade, é uma zona privilegiada para a pesca e criação de moluscos, com uma paisagem constituída por dunas, praias e areias a descoberto na maré baixa, cursos de água, mato, pinhal e sapais onde existem habitats de espécies de interesse.
Ainda se podem ver vinhas, alfarrobeiras e amendoais nesta paisagem tranquila.
A totalidade da área protegida da Ria de Alvor é de 1400 hectares, que embora não seja considerada grande é suficientemente importante a sua preservação.
Para os amantes das águas calmas e das paisagens suaves, a Ria de Alvor proporciona bons passeios em barcos que os pescadores alugam e outras vezes, eles apanham os berbigões e amêijoas que fazem as delícias dos apreciadores à mesa dos restaurantes.
Mas é ao entardecer, com uma luz mágica, de vermelho, prata e lilás, que se descobre a magia deste lugar.
A Associação A Rocha é uma organização cristã de conservação do ambiente, cujo nome em português reflecte a sua primeira iniciativa, um centro de estudos em Portugal. A Rocha é actualmente uma família de projectos na Europa, Médio Oriente, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Oceania. Os projectos d’A Rocha são frequententemente transculturais e comunitários, focando-se na ciência e investigação, conservação prática e educação ambiental.
Em Portugal, tem realizado diversas actividades de educação ambiental sobre assuntos como a anilhagem, trilho ambiental, jogos e cursos de formação, entre outras.
Além destas, também promove passeios à Ria de Alvor, durante os meses de Outubro até Abril, que consistem em passeios pedestres de 3 km cujo objectivo é compreender a importância da Ria de Alvor como “estação de serviço” para aves migratórias, as diferentes adaptações das aves aos diferentes habitats e ainda a importância do estuário para a subsistência das espécies e de actividades económicas como a apanha de marisco.
Para mais informações, visite:

Sem comentários: