terça-feira, 7 de outubro de 2008

Museu Virtual ARISTIDES DE SOUSA MENDES


Pela sua actuação em Bordéus, Sousa Mendes acabou por entrar na História de Portugal e, sobretudo na História Mundial. Por si só esta já seria razão suficiente para a criação de um Museu Virtual.
Contudo, mais do que preservar a memória de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, em 1940, este museu quer homenagear uma acção humana individual, qualquer ela que seja, que, apesar das circunstâncias adversas sabe obedecer ao que, de acordo com a sua consciência, é o certo.
Com uma tábua cronológica dos últimos 122 anos que vai permitir ao visitante conhecer melhor e contextualizar, quer a nível nacional, quer internacional, a vida e o percurso profissional de Aristides de Sousa Mendes, o seu acto de desobediência, a sua condenação e a posterior reabilitação.
Apesar de se centrar na figura de Sousa Mendes e nos acontecimentos de Bordéus de Junho de 1940, a investigação estendeu-se também a outras questões, nomeadamente às que se prendem, com a II Guerra Mundial e com a permanência dos refugiados em Portugal.

Recomendo a visita em:
http://mvasm.sapo.pt/

Sem comentários: